Micologia
Clínica
Universidade Federal de Ciências
da Saúde de Porto Alegre
Micologia
A Micologia é a ciência que estuda os microorganismos conhecidos como fungos. Eles são saprófitas e estão envolvidos em diferentes áreas das atividades humanas, como por exemplo, indústria alimentícia, química e farmacêutica. Na medicina humana, os fungos causam inúmeras doenças e síndromes.
Características Gerais
Os fungos são organismos eucariontes pertencentes ao Reino Fungi que contempla bolores, leveduras e alguns cogumelos. São aclorofilados, heterotróficos, aeróbicos e possuem parede celular e membrana celular com com ergosterol.
A maioria dos fungos desenvolvem-se melhor entre uma temperatura de 25ºC a 30ºC, sendo que alguns preferem 37ºC. Ambientes úmidos e diferentes substratos como carbono, nitrato e amônia favorem seu crescimento.
Grande parte dos fungos apresentam células como estruturas tubulares, alongadas e filamentosas designadas hifas. Algumas espécies crescem como leveduras unicelulares que se reproduzem por gemulação ou por fissão binária.
Identificação
A identificação dos fungos é baseada principalmente em sua morfologia macroscópica e microscópica observada em exame direto ou cultura. Testes bioquímicos são utilizados para avaliar a resposta dos fungos aos mais variados substratos, facilitando a identificação de fungos mais complexos.
Para o diagnóstico clínico os resultados laboratoriais são analisados em conjunto com diversas informações sobre o paciente (ocupação, localização geográfica, contato com animais, viagens, uso de medicamentos, etc).
Classificação
Os fungos são divididos em três grandes grupos: leveduras, dimórficos e filamentosos.
Leveduras
As leveduras são fungos unicelulares não filamentosos, caracteristicamente esféricas ou ovais. Reproduzem-se sexuadamente ou assexuadamente por brotamento (gemulação). As colônias são tipicamente pastosas ou cremosas.
Fungos Dimórficos
Estes fungos crescem tanto na forma leveduriforme e quanto na filamentosa, dependendo da temperatura que são expostos. In vivo e a 37º apresentam a forma leveduriforme e a 25º forma filamentosa. Além da temperatura, fatores como a tensão de CO2 e nutrientes podem estimular a conversão.
Filamentosos
Conhecidos como bolores, os fungos filamentosos são organismos multicelulares, compostos por filamentos longos de células conectadas (hifas). Quando dividas formam unidades celulares uninucleadas com septos chamadas de hifas septadas. A ausência de septos caracteriza as hifas cenocíticas. Reproduzem-se assexuadamente através de esporos como conidiósporos e conídios, artrósporos e artroconídios, blastoconídios, clamidósporos e esporangiósporos. As colônias podem ser algodonosas, aveludadas ou pulverulentas.
O ambiente educativo construído especialmente para os alunos de biomedicina da UFCSPA.